contabil@contabilcruzeiro.com.br
16. 3724 3522
  • 17/Dezembro/2018
  • INSS | Previdência Social.
Moedas - 14/12/2018 16:03:52
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 3,900
  • 3,901
  • Paralelo
  • 3,880
  • 4,080
  • Turismo
  • 3,750
  • 4,060
  • Euro
  • 4,407
  • 4,408
  • Iene
  • 0,034
  • 0,034
  • Franco
  • 3,913
  • 3,912
  • Libra
  • 4,900
  • 4,903
  • Ouro
  • 152,150
  •  
Mensal - 06/12/2018
  • Índices
  • Set
  • Out
  • Inpc/Ibge
  • 0,21
  • 0,40
  • Ipc/Fipe
  • 0,39
  • 0,48
  • Ipc/Fgv
  • 0,34
  • 0,48
  • Igp-m/Fgv
  • 1,52
  • 0,89
  • Igp-di/Fgv
  • -
  • 0,26
  • Selic
  • 0,47
  • 0,54
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,55
  • 0,55
  • TR
  • -
  • -

O que fazer quando as contas de redes sociais são invadidas após o celular ser roubado?


Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.

Celular roubado e contas invadidas
Meu celular foi roubado e todas as minhas contas de e-mail e redes sociais foram hackeados, tendo suas senhas alteradas. Não consigo recuperar as contas porque a alternativa é enviar um código de recuperação para meu celular, que foi roubado. Outra alternativa é fornecer dados para provar que sou eu e ainda assim as empresas dizem que a informação é insuficiente. Vou entrar com uma ação judicial, pois a minha preocupação é com acesso e uso criminoso dos meus dados. Vocês têm alguma recomendação? — Taisa Costa

Taisa, após o roubo do celular é preciso agir rápido: procurar um computador, acessar sua conta (Apple ou Google, dependendo se o celular for iPhone ou Android) e enviar imediatamente o comando para apagar remotamente os dados do aparelho. Assim, o acesso dos criminosos fica limitado.

Se o seu celular não tinha um código de bloqueio, a situação é ainda mais grave.

Infelizmente, como diz o ditado, "é melhor prevenir do que remediar". As empresas de tecnologia em geral não estão adequadamente preparadas para lidar com essas questões. Elas se escoram excessivamente em sistemas automatizados e longos formulários (pelos quais você já deve ter passado para tentar recuperar suas contas) e não oferecem muitos recursos além disso.

Embora esses procedimentos funcionem para a maioria dos casos, eles falham completamente em outros e não há outra "via", já que é quase impossível falar com um ser humano e explicar sua situação.

Vale dizer que você pode (e deve) solicitar o bloqueio do seu chip antigo e pegar um chip novo com o mesmo número. Isso talvez permita que você recupere algumas contas. Porém, se os criminosos tiveram o cuidado de modificar o telefone de recuperação cadastrado nas contas, esta via também ficará fechada.

É claro que a modificação do número precisa da senha. Mas, como eles estão com seu telefone, e o telefone é usado para recuperar a conta, eles acabam podendo recuperar a senha e fazer essa troca. No entanto, se você agiu rápido para bloquear o chip, esse acesso foi cortado e eles não vão conseguir fazer a alteração do número, ainda que eles possam acessar seus dados.

Se as opções de recuperação de conta não deram certo, sua única opção é mesmo a via judicial, já que se trata claramente de uma falha na prestação do serviço.

Senha do roteador doméstico
Recentemente eu troquei a senha padrão do meu gateway, e ainda gravei a senha no meu navegador. Só que esses dias eu tentei acessar o gateway e não consegui por conta de senha ou login incorretos. Como eu posso recuperar essa senha ou login? — Rodrigo Grego

Por "gateway", imagino que você esteja se referindo ao roteador local.

Se você não consegue mais acessar o seu roteador, você vai precisar utilizar a função "Reset". Na maioria dos casos, é um botão escondido no aparelho, que pode ser pressionado usando algum objeto com ponta fina (como um clipe de papel ou um palito), embora o processo varie em alguns modelos. Ao fazer isso, o equipamento será reiniciado e voltará às configurações de fábrica — incluindo a senha. Você precisará saber a senha padrão de fábrica, que é normalmente informada no manual ou em algum rótulo.

Antes de fazer isso, fique atento: se o seu roteador é também modem de internet, ele pode precisar de alguma configuração (como a senha do provedor de internet). Em alguns casos, equipamentos pré-configurados pelos provedores vão continuar funcionando normalmente, porque a configuração de fábrica já inclui os ajustes exigidos pelo provedor. Porém, isto não é sempre o caso — dessa forma, você corre o risco de ficar sem conexão com a internet se fizer um "Reset" sem esse preparo.

Sendo assim, se o seu roteador é também responsável pela conexão com o seu provedor (modem), procure informações sobre o modelo do seu equipamento e o seu plano de internet para verificar os ajustes necessários. Tome nota de tudo e só depois prossiga com o "reset".

Seja como for, é muito estranho que a senha do seu roteador tenha se modificado por conta própria. Duas coisas podem ter ocorrido: ele sofreu um processo de "Reset" sozinho ou acidental (tente utilizar a senha de fábrica e talvez ele já permita o acesso) ou ele foi possivelmente atacado por uma falha de segurança e hackers modificaram a senha para impedir que você desfaça as alterações maliciosas.

Nesse último caso, você terá que não só fazer o "Reset", mas também verificar no site do fabricante para instalar qualquer atualização que tenha sido distribuída para o seu equipamento. Se o modelo for muito antigo, pode ser preciso adquirir um novo.

Caso esses procedimentos pareçam muito complicados para você, a recomendação é procurar uma assistência técnica. Infelizmente, os processos de administração desses equipamentos raramente são amigáveis para pessoas sem bagagem técnica.

O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo, ou enviar um e-mail para g1seguranca@globomail.com. Você também pode seguir a coluna no Twitter em @g1seguranca. Até a próxima!

Fonte: G1 Globo | 06/12/2018

XHTML  |  CSS
Desenvolvido pela TBrWeb
Rua José de Alencar, 1770 - Estação - Franca, SP - 14405 208
Fone 16. 3724 3522  |  contabil@contabilcruzeiro.com.br